Saiba por que as mulheres têm celulite e o que comer para evitar o problema.

Homens e mulheres geralmente abusam de refrigerante, comida gordurosa e bebida alcoólica. Apesar disso, a celulite não é vista com muita frequência entre os homens. Isso ocorre principalmente por causa da influência hormonal e por diferenças no tecido adiposo.

Na parte hormonal, precisamos entender o papel do estrogênio e da testosterona. O estrogênio, que é o hormônio característico das mulheres, leva à uma maior retenção hídrica e contribui para a localização da gordura sobre glúteos e coxas. Já a testosterona, que é o hormônio responsável pelas características sexuais masculinas, leva a um aumento da massa muscular. Como a pele e o tecido gorduroso estão anatomicamente acima do tecido muscular, esse se torna fundamental para a aparência e saúde da pele.

O outro lado do problema é o tecido adiposo. Ele é diferente entre homens e mulheres. No organismo feminino há traves finas de fibras que permeiam a gordura de maneira perpendicular, enquanto no masculino elas são mais grossas e estão dispostas de maneira oblíqua. Aqueles furinhos vistos na pele são as traves fibróticas sendo comprimidas pela gordura.

O excesso de gordura localizada e a diminuição da massa muscular são fatores fundamentais no surgimento da celulite, que justificam sua presença mais frequente nas mulheres do que nos homens.  Mas isso não é tudo.

Conhecida cientificamente como hidrolipodistrofia ginoide, a celulite afeta entre 80 a 90% de todas as mulheres após a puberdade. Essa terminologia não surge do nada e entendê-la nos ajudará a compreender o papel da nutrologia nesse problema:

A celulite é um processo inflamatório local: as células de gordura incham e empurram a pele para cima, comprimindo vasos sanguíneos e linfáticos, levando ao acúmulo de líquido e resíduos naquele local. O tecido adiposo hipertrofiado e inflamado, sobre uma musculatura fraca, traciona a pele, prejudicando a formação do colágeno e da elastina, provocando o aspecto esponjoso que chamamos de casca de laranja.

A chave para o tratamento da celulite é entender quais alimentares têm capacidade de influenciar o aumento da massa muscular e do colágeno ou diminuir a gordura e a inflamação. A seguir, listo alimentos e nutrientes ajudam a evitar a celulite.

Infelizmente, não temos a cura da celulite, mas atualmente a associação de tratamentos traz resultados muito efetivos. Além dos tratamentos alimentares podemos destacar a associação com atividade física regular, sono de qualidade e a tecnologia como a radiofrequência, que consegue estimular localmente a produção de colágeno. Mas esse papo fica para outras oportunidades.

Continue cuidando da sua saúde baseado em evidências científicas.

Assinar o podcast

Categorias